O GEMARS torna pública a Chamada para Seleção de Bolsistas para a concessão de bolsas de auxílio e fomento à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico nas modalidades de Iniciação Científica e Apoio Técnico Científico para apoio às atividades previstas no âmbito do projeto “Conservação da toninha no litoral norte do Rio Grande do Sul: integrando pesquisa e o conhecimento das comunidades pesqueiras”.

O projeto tem como objetivo principal promover a conservação dos ambientes marinhos e costeiros, por meio da discussão, em conjunto com as comunidades pesqueiras, de medidas que visem tornar sustentável não somente a exploração dos recursos pesqueiros, mas também as capturas acidentais de outras espécies que ocorrem na região, incluindo a toninha.
Serão abertas 06 vagas, sendo 01 para Iniciação Científica e 05 para Apoio Técnico Científico, que serão implementadas de acordo com o desenvolvimento do projeto. Interessados em participar do processo de seleção deverão enviar Curriculum Vitae e carta de apresentação, ambos em PDF, que comprove a realização de trabalhos de conservação com ênfase em comunidades pesqueiras.
O currículo deverá ser enviado para o email fsucunza@gmail.com até as 23hs59min do dia 04/02/2018 (horário de Brasília), indicando no assunto da mensagem “nome da bolsa – GEMARS – Projeto Pesca”.
Para acessar a Chamada referente ao processo de seleção, CLIQUE AQUI.
O projeto faz parte de uma série de iniciativas para a conservação da toninha apoiadas pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) na costa brasileira, com recursos provenientes do Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre a empresa Chevron Brasil e o Ministério Público Federal, com interveniência da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).